ACarlsberg anunciou, no passado mês de Outubro, o lançamento de uma parceria com a Coca-Cola, a Absolut (Pernod-Ricard) e a LÓreal para o desenvolvimento e a produção de embalagens em papel “amigas do ambiente”
Na cerimónia em que foi anunciada esta parceria, a empresa dinamarquesa apresentou ainda os dois primeiros protótipos da garrafa de cerveja em papel na qual vem trabalhando desde 2015 no âmbito do projecto “Green Fiber Bottle”.
Os dois protótipos são feitos de fibra de madeira, são totalmente recicláveis e possuem uma barreira interna para permitir que as garrafas contenham cerveja. Um dos protótipos usa uma fina barreira de filme de polímero PET reciclado e o outro uma barreira de filme de polímero PEF, 100% de base biológica. Esses protótipos serão usados para testar a tecnologia de barreira, pois a Carlsberg busca uma solução para alcançar sua ambição maior de chegar a uma garrafa 100% de base biológica sem polímeros.
Estes desenvolvimentos inserem-se na política de inovação da Carlsberg que pretende criar embalagens sustentáveis como parte essencial do seu programa de sustentabilidade designado Together Towards ZERO, no qual manifesta o seu compromisso em eliminar completamente as emissões de carbono em toda a sua produção e obter uma redução de 30% no total da pegada de carbono da sua cadeia de valor até 2030.
Via RADAR / Maputo Fast Forward