AEmbaixada do Reino dos Países Baixos, em Maputo, recebeu e graduou, há dias, 18 jovens empreendedores, incubados pelo programa BIZ, do Orange Corners Maputo (COM). A iniciativa visa fortalecer o ecossistema empreendedor nos jovens.
A iniciativa foi desenvolvida em parceria com o BancAB, Heineken, Shell, Rotal HaskoningDHV, Vodacom, Brithol Michcoma, sendo implementada pela ideiaLab, uma empresa moçambicana que apoia o desenvolvimento de start-ups e promove o empreendedorismo e a inovação.
Segundo Sónia Matsinhe, representante dos recém-graduados, o Orange Corners Maputo contribui para o fortalecimento do ecossistema empreendedor, criação do auto-emprego dos jovens e para o estabelecimento de um ambiente de negócios competitivo e inovador em Moçambique.
Matsinhe, que integra o grupo maioritário dos recém-graduados (mulheres), traz ao nosso contexto o “Paladar D´Terra, uma start-up de fabrico de pães nutritivos, feitos na base de farinha de trigo e tubérculos (mandioca e batata-doce).
Henny de Vries, Embaixadora do Reino dos Países Baixos, em Moçambique, afirma que o propósito do Orange Corners Maputo é capacitar jovens empreendedores e dotá-los de ferramentas necessárias para aprimorarem as suas ideias de empreendedores distribuídos em diferentes sectores de actividade, poderão partilhar as suas experiências e desenvolverem a sua comunidade.
“Esta é uma oportunidade macro, não somente por estes jovens aprenderem a criar oportunidades de negócio, mas também pela troca de experiências práticas com profissionais dos 12 países, onde o Orange Corners está presente, que já estão no mercado e têm vivência comprovada”, reiterou Vries.
Até a data, o Orange Corners Maputo já apoiou 1400 empreendedores, sendo que 84 passaram pelo programa de incubação de negócios BIZ.