O Governo já emitiu 7 500 milhões de meticais (113 milhões de dólares) em dívida pública interna, embora o Plano Económico e Social e Orçamento de Estado para 2020 ainda não tenham sido submetidos à Assembleia da República.
O jornal ‘A Verdade’ informou terem sido emitidas em Fevereiro Obrigações do Tesouro no valor de 4,5 mil milhões de meticais e que, no dia 10 de Março o Governo colocou à venda, em bolsa de valores, mais 3 mil milhões de meticais em títulos de dívida.
“O custo da amortização do endividamento interno custou em 2019 o dobro do investimento na Educação, seis vezes mais do que foi despendido na Saúde, dez vezes mais do que foi gasto na Agricultura e Desenvolvimento Rural”, salienta-se no artigo.
O exercício económico de 2020 só terá início em termos formais quando o actual Executivo vir as suas propostas de Plano Económico e Social e Orçamento de Estado aprovadas pela Assembleia da República, documentos que vão incluir o montante de endividamento público autorizado até Dezembro.
A primeira emissão de Obrigações do Tesouro teve lugar em sessão especial de bolsa realizada no dia 11 de Fevereiro, tendo sido dois mil milhões de meticais, com taxas de juro entre 11,25% e 15%.
No dia 25 de Fevereiro teve lugar a segunda emissão de Obrigações do Tesouro, de 2,5 mil milhões de meticais, tendo a procura sido de 9 224 milhões de meticais e as taxas de juro situando-se entre 10,0% e 14,0%.