O Sveriges Riksbank, o Banco Central da Suécia, começou um projecto-piloto para testar a solução técnica que pode estar na base da versão digital da moeda do país, a coroa sueca.
O projecto, chamado de e-coroa (de coroa electrónica, em inglês e-krona), está a ser desenvolvido em parceria com a consultora Accenture e tem por base a tecnologia blockchain.
O objectivo, para já, é que a e-coroa possa funcionar como um complemento ao dinheiro físico e que tenha um sistema de utilização que seja acessível a toda a população.
De acordo com a informação distribuída pelo Banco Central sueco, nesta fase de teste, os utilizadores vão poder dispor da moeda digital numa carteira digital, fazer pagamentos, depósitos e levantamentos através de uma aplicação específica.
A funcionalidade de pagamentos também deverá estar acessível através de equipamentos como relógios inteligentes e cartões. O projecto-piloto vai durar até ao final de fevereiro de 2021.
Recorde-se que, no início deste ano, também Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu (BCE), confirmou, numa entrevista que está disponível no site do BCE, que o Banco Central Europeu está a avaliar a hipótese de lançar uma moeda digital.