O Governo japonês doou 13,5 milhões de dólares para financiar 122 projectos comunitários no país, anunciou na última sexta-feira o encarregado de negócios da embaixada de Japão em Moçambique, Yasuhiro Mitsui.
Segundo Yasuhiro Mitsui, a doação acontece através do programa de assistência para projectos e segurança humana, designado APC, destinado a responder às diferentes necessidades básicas humanas.
Yasuhiro Mitsui falava na cerimónia de assinatura de seis contratos de doação para projectos comunitários avaliados em 482 mil dólares.
O Japão tem sido um parceiro determinante no apoio aos esforços do Governo moçambicano na prossecução dos objectivos de desenvolvimento económico e social sustentável
O Governo nipónico vai financiar a construção dois gabinetes de consulta médica em dois distritos da província de Gaza (sul), bem como a construção do Instituto Agrário Familiar Rural, na mesma região.
Na zona Centro, serão construídos nove furos de água no distrito de Mocuba, província da Zambézia, e instalados equipamentos no Hospital Central da Beira, em Sofala, província que vai também beneficiar de um instituto politécnico médio no âmbito do mesmo financiamento.
Na província de Cabo Delgado, o Japão vai financiar o projecto de eletrificação solar no bloco operatório da maternidade e do laboratório do Centro de Saúde de Metoro, distrito de Ancuabe.
O Japão tem sido um parceiro determinante no apoio aos esforços do Governo moçambicano na prossecução dos objectivos de desenvolvimento económico e social sustentável.
A nível económico, o Japão financiou o Corredor de Nacala, no norte do país, bolsas de estudos no âmbito do programa da Iniciativa Abe e capacitação de curta duração em diferentes especialidades.
No sector da energia, destacam-se os financiamentos aos projectos da central térmica de ciclo combinado de 110 MW em Temane, província de Inhambane, central termoelétrica a gás natural de ciclo combinado da cidade de Maputo, todas no sul do país.
O Japão financiou ainda o reforço da rede eléctrica do Corredor de Nacala, central termoelétrica a carvão de 1200MW em Tete e a assistência técnica ao plano director da Eletricidade de Moçambique.