O oitavo relatório de conciliação dos pagamentos e recebimentos monetários provenientes da indústria extractiva será divulgado esta sexta-feira, informou o Centro de Estudos e Pesquisa de Comunicação (SEKELEKANI).
Trata-se do documento onde vêm reflectidos os pagamentos declarados pelas empresas e os recebimentos confirmados pelo governo, envolvendo empresas mineiras e petrolíferas, ocorridos ao longo dos exercícios económicos de 2017 e 2018, de acordo com os requisitos da Iniciativa de Transparência na Indústria Extractiva, sobre a revelação de informação atinente a receitas neste sector.
No evento, a ser promovido pelo governo através do Ministério dos Recursos Minerais e Energia, participam instituições públicas, empresas do sector extractivo, organizações da sociedade civil, parceiros de cooperação e instituições académicas.
Moçambique aderiu à ITIE em 2009 e, após a submissão do Segundo Relatório de Reconciliação, em 2012, o país teve avaliação positiva do Conselho de Administração da ITIE, tendo sido declarado “país cumpridor”. Porém, já na segunda validação, ocorrida em 2019, Moçambique recebeu a classificação de “país com progresso satisfatório”.