O Presidente da República inaugurou, recentemente, a linha de transporte de energia eléctrica Cuamba-Marrupa e a subestação de Marrupa, no Niassa, com um custo de 54,5 milhões de dólares financiados pelo governo e parceiros.
Trata-se de um projecto inserido no plano de aumento da capacidade de fornecimento de energia de qualidade à província e zonas circunvizinhas.
A linha Cumba-Marrupa, com 110 quilovolts (kV) e a subestação de Marrupa vão permitir a melhoria da qualidade de transmissão e distribuição de energia, para dar resposta à procura a longo prazo, assim como melhorar o acesso à electricidade, fiabilidade e qualidade do abastecimento tanto aos consumidores existentes quanto aos potenciais na província outras zonas próximas.
O investimento foi de 54,5 milhões de dólares financiados pelo governo e parceiros
Antes da conclusão da nova linha de transporte, com 240 quilómetros de extensão, a ligação entre os dois pontos da província era assegurada por uma linha de média tensão com 33 kV, situação que não permitia a concepção e consumação de programas de desenvolvimento socioeconómico.
A Electricidade de Moçambique vai estabelecer, até Setembro próximo, 25 mil novas ligações na província do Niassa, onde apenas 24,73% da população tem acesso a energia eléctrica.
Nyusi disse que a próxima meta, uma vez efectuada a electrificação de todos as capitais distritais do país, é concluir a electrificação dos 446 postos administrativos, de que faltam apenas 116.