O ministro do Desenvolvimento Internacional da Noruega, Dag-Inge Ulstein, vai visitar, esta sexta-feira e sábado, a cidade da Beira, na província de Sofala para familiarizar-se com a situação dos efeitos do ciclone Idai, quase um ano após a calamidade, em particular, ao extenso processo de reconstrução da área atingida.
A Noruega aumentou significativamente o seu apoio, contribuindo com aproximadamente 41 milhões de dólares após Idai (e Kenneth).
O governante norueguês vai acompanhar de perto a alocação destes recursos, as vítimas afectadas e iniciativas de reconstrução das infraestruturas pós ciclone, incluindo fornecimento de energia que garante electricidade aos hospitais, escolas, instalações de água e saneamento, insumos, sementes agrícolas e fertilizantes para garantir a segurança alimentar.
O foco principal da visita é a reconstrução de infraestruturas resilientes ao clima, cujo motor se enquadra ao princípio de “reconstruir melhor”
O ministro vai visitar os locais de reassentamento de Mandruzi e Mutua, juntamente com as agências das Nações Unidas. O ministro irá ver e ouvir, em primeira mão, as actividades e projectos que estão sendo implementados nas diversas áreas e sectores. Particular ênfase será dada às áreas de distribuição de alimentos, serviços de saúde, protecção de mulheres, crianças e grupos vulneráveis, actividades geradoras de renda e reconstrução resiliente ao clima. Ainda na sexta-feira, o ministro vai visitar rádios comunitárias, beneficiários de micro-finanças, bem como o actual sistema de reabilitação de raiz de protecção, e o desaguadouro da cidade da Beira.
No sábado, o ministro vai reunir-se com associações de albinos e pessoas com deficiência e, também, vai visitar uma escola no Bairro da Manga, o qual está sendo reabilitada em colaboração com o UNICEF, que inclui educação para crianças com deficiência. O ministro também fará reuniões sobre agricultura sustentável e o crescimento verde.