O First Capital Bank, SA foi recentemente atribuído o estatuto de Operador Especializado em Obrigações do Tesouro – OEOT. O banco é regido de acordo com a lei moçambicana e tem uma larga experiência neste tipo de operações de Bolsa, e actua em mercados como Malawi, Zimbabwe, Zâmbia e Botswana.
No âmbito da promoção do mercado de financiamento interno, o Governo estabeleceu em 2013, o regime jurídico das Obrigações do Tesouro e aprovou o Estatuto de Operadores Especializados em Obrigações do Tesouro (OEOT).
O Banco apresenta um capital social de 1 515 milhões de meticais e um rácio de solvabilidade na ordem dos 40%, onde obteve um resultado líquido no período compreendido entre 1 de Janeiro e 30 de Novembro de 2019, na ordem dos 82 milhões de meticais, bem como 109 trabalhadores afectivos.
Com a entrada deste banco, a BVM conta com 15 Operadores Especializados em Obrigações do Tesouro
A sua carteira de depósitos e de créditos do Banco cresceu, no período acima referido, cerca de 39% e 93%, respectivamente.
O First Capital Bank tem vindo a expandir a disponibilização dos seus produtos e serviços em Moçambique, tendo aberto recentemente uma agência em Nampula. Como estratégia para reforçar a sua presença a nível do mercado nacional.
Os OEOT’s são intermediários financeiros comprometidos com o Estado na colocação das Obrigações do Tesouro, de acordo com o programa anual de emissão, assegurando o acesso dos investidores as emissões destes valores mobiliários e a sua liquidez no mercado secundário.
O estatuto de OEOT é atribuído pelo Ministro que superintende a área das Finanças aos intermediários financeiros que sejam membros do sistema de compensação e liquidação da Bolsa de Valores de Moçambique e que, em conjunto com o Estado, participam na implementação da Estratégia de Gestão da Dívida Pública.
Os OEOT’s são intermediários financeiros comprometidos com o Estado na colocação das Obrigações do Tesouro
Este incremento do número de instituições financeiras, com Estatuto de OEOT, permitirá ao Estado desempenhar com maior eficiência e eficácia a colocação efectiva das obrigações do tesouro no mercado primário, e a promoção da liquidez das Obrigações do Tesouro em mercado secundário, bem como garantir o acesso as Obrigações do Tesouro a outras entidades, que podem ser pessoas singulares ou colectivas.