No prosseguimento da sua acção de responsabilidade social para educação – “Faz Crescer” – a Vodacom ofereceu, na sexta-feira (31), uma biblioteca escolar apetrechada e sala de informática à Escola Secundária de Nhangau, na cidade da Beira, província de Sofala.
A escola recebeu diversos livros, 20 computadores, Internet gratuita, um acervo de livros digitais acessível aos alunos e professores, bem como um sistema de climatização, para melhor conservação dos equipamentos.
A entrega destes materiais decorreu no quadro da cerimónia oficial de abertura do ano lectivo em Sofala, dirigida pela Secretária de Estado naquela província, Stella da Graça Pinto Zeca, acompanhada por quadros da Educação e da Vodacom.
A iniciativa visa oferecer oportunidades de desenvolvimento cognitivo
Os alunos não esconderam a emoção ao receber os equipamentos e descreveram a oferta como um passo para a transformação dos seus sonhos em realidade.
“Obrigado Vodacom por nos ter oferecido computadores e livros, porque vamos estudar melhor que anteriormente”, disse Anita Bade, aluna da nona classe.
O Representante da Vodacom, Zulficar Acha, referiu que a iniciativa visa oferecer oportunidades de desenvolvimento cognitivo, através de um mundo centrado na digitalização.
“Ao entregarmos bibliotecas apetrechadas, computadores com acesso à Internet gratuita, bem como livros físicos e digitais, estamos a contribuir para que os alunos estejam munidos de ferramentas e conhecimentos adequados para enfrentarem os desafios da vida”, destacou o responsável da Vodacom, acrescentando que “com esta doação, a Vodacom acredita ter encontrado uma medida assertiva para despertar mentes e oferecer ferramentas certas, com vista a que cada aluno cresça e desenvolva o seu intelecto, de toda a comunidade onde reside e não só”.
A Secretária de Estado na Província de Sofala congratulou o gesto da Vodacom de apoio ao desenvolvimento da educação no país, anotando que com esta oferta está reforçada a capacidade institucional da escola, para melhorar a qualidade de ensino, bem como da higiene e limpeza.
“Quero saudar todos os que directa ou indirectamente continuam a apoiar este processo de construção e reconstrução, em especial a Vodacom, que hoje nos deu o privilégio de fazermos a entrega da sala de informática e da biblioteca à Escola Secundária de Nhangau”, sublinhou.
A governante apelou à operadora de telefonia móvel e parceiros para que não descansem na causa que abraçaram pelo bem da educação em Moçambique.
“Aos nossos parceiros, à Vodacom, não parem por aqui, continuem; à Fundação Sérgio Gago, que também ofereceu os seus conhecimentos para a preservação ambiental, não pare”, apelou.
A escola recebeu livros, computadores, acesso gratuito à Internet, acervo de livros digitais
Além da biblioteca e da sala de informática, a Fundação Sérgio Gago, parceira da Vodacom para assuntos ecológicos, alocou à escola ecopontos para melhor gestão de resíduos sólidos.
O “Faz Crescer” é uma iniciativa da Vodacom, em parceria com o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH), com a missão de contribuir para o crescimento do sector da educação, através da reabilitação e apetrechamento de bibliotecas. Até agora, 28 escolas já beneficiaram do “Faz Crescer” em quase todo o país.