O Millennium bim celebrou, com o Fundo Português de Apoio de Investimento em Moçambique, um contrato que prevê a abertura de uma linha de crédito no valor de 7,5 milhões de euros.
O objectivo é financiar, em condições mais favoráveis, empresas com capital português nas suas operações de investimento ou necessidades de tesouraria, particularmente nas zonas afectadas pelos ciclones Idai e Kenneth que, em 2019, atingiram o país.
O protocolo foi assinado este mês, em Maputo, durante a visita oficial do Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa. Este financiamento insere-se no quadro do apoio do Governo português à recuperação e desenvolvimento da actividade económica em Moçambique, após as referidas calamidades.
O acordo vai permitir que as empresas tenham acesso a mais ferramentas financeiras
O apoio ao tecido empresarial moçambicano tem sido uma forte aposta do Millennium bim, nomeadamente através de programas como os ‘Negócios do Millennium’ e o ‘MLíder’. Desde 2016 que o Banco premeia as PME que se distinguem pelas melhores práticas e inovação, como contributo no crescimento e desenvolvimento sustentado da economia no país.
Já em 2019, o Millennium bim, em conjunto com o Millennium BCP, disponibilizou também a ‘Linha Millennium Portugal – Moçambique’, uma linha de financiamento de 20 milhões de euros para dinamizar as trocas comerciais entre Portugal e Moçambique, com o objectivo de fomentar o negócio internacional entre os dois países.
O acordo agora assinado com o Fundo Português de Apoio de Investimento em Moçambique vai permitir que as empresas tenham acesso a mais ferramentas financeiras, ajudando-as a ultrapassar obstáculos e, ao mesmo tempo, criar novas oportunidades de negócio.