A IE Foundation, a IE School of Global and Public Affairs e o Centro de Comércio Internacional (ITC) lançaram um novo programa de bolsas de estudo para empoderar as mulheres a trabalhar no comércio e na expansão empresarial nos países em vias de desenvolvimento.
O objectivo é proporcionar às mulheres mais talentosas a oportunidade de frequentar o Master Executivo em Internacionalização e Comércio na School of Global and Public Affairs da IE, uma universidade internacional mundialmente conhecida pelos seus programas inovadores e de qualidade.
Inspirada na iniciativa SheTrades, do ITC, esta bolsa surge da crença de que o empoderamento económico das mulheres não é uma questão que diga só respeito à política governamental ou ao sector privado, mas uma responsabilidade social partilhada. Activa um pouco por todo o lado, em países da África, da Ásia, do Médio Oriente, das Caraíbas e da América Latina, a iniciativa SheTrades ajuda as mulheres empreendedoras a aperfeiçoar competências e conhecimentos de gestão, a desenvolver as suas organizações e a acompanhar as tendências do mercado.
“A IE Foundation está fortemente comprometida para com a igualdade de género”
A bolsa vai ajudar as mulheres a aumentarem o valor dos negócios que representam e para os quais trabalham, a expandirem os mercados a que têm acesso e a ajudá-las a contactar com potenciais parceiros, compradores e investidores.
A Directora Executiva em exercício do ITC, Dorothy Tembo, diz: “No ITC, temos muito gosto em ver a nossa parceria com a IE School of Global and Public Affairs a dar os seus frutos, com o lançamento deste Master Executivo em Internacionalização e Comércio e desta bolsa de estudo para permitir que mais mulheres dos países em vias de desenvolvimento possam beneficiar dele”.
“Hoje, mais do que nunca, é necessário compreender os mecanismos do mercado do comércio no século XXI e orientar cada vez mais legisladores e negócios nesta paisagem complexa. Com este programa de bolsas, concebido para permitir que as mulheres no comércio possam frequentar o Master Executivo, queremos incrementar este esforço, tornando-o mais inclusivo”, acrescenta.
Todos os anos, a bolsa vai oferecer financiamento a seis candidatas que trabalhem na área comercial e empresarial. As candidatas podem ser funcionárias públicas, trabalhar numa empresa ou instituição de apoio ao investimento ou de comércio, que tenham demonstrado um desempenho profissional e académico de excelência e que procurem aumentar o seu impacto na indústria.
A bolsa vai ajudar a aumentarem o valor dos negócios, a expandirem os mercados e a contactar com potenciais parceiros, compradores e investidores
“Temos muito orgulho em fazer novamente parceria com o ITC e em apoiar a iniciativa SheTrades, trazendo mulheres talentosas de países em vias de desenvolvimento para o Master em Internacionalização e Comércio. A bolsa vai empoderar um conjunto das mulheres de maior sucesso na área da expansão comercial e empresarial”, salienta Manuel Muniz, Director da IE School of Global and Public Affairs.
“A IE Foundation está fortemente comprometida para com a igualdade de género. É graças aos nossos doadores e parceiros que nos empenhamos todos os anos em criar bolsas específicas exclusivamente para ajudar as mulheres a continuar no seu caminho para a excelência”, sublinha Geoffroy Gérard, Director Executivo da IE Foundation.
Gérard explica que “graças a este programa de bolsas com o ITC para o programa líder da IE School of Global and Public Affairs, queremos reunir as melhores mais talentosas dos países em vias de desenvolvimento e influenciar positivamente não só as suas carreiras, mas também o sector do comércio internacional”.