O Corredor de Desenvolvimento do Norte (CDN) revelou que o Porto de Nacala registou um fluxo de 2,2 milhões de toneladas de carga em 2019, contra 1,9 milhões de toneladas no ano anterior, representando um aumento de 16%.
Em comunicado divulgado esta quarta-feira, a sociedade gestora da CDN, indica que o aumento é resultado dos investimentos da empresa em recursos humanos e técnicos, além da aquisição de novos equipamentos.
“O porto conseguiu alcançar o orçamento previsto para o ano de 2019 e superar a produção realizada no ano de 2018”, lê-se.
A nova concessão ferroviária do corredor de norte inicia a 10 de Janeiro
Refira-se que a concessão de 15 anos do Porto de Nacala à CDN termina amanhã (sexta-feira). Em Dezembro último, a empresa anunciou que vai reforçar a aposta no transporte ferroviário.
Com o novo propósito, a concessionária vai reforçar o seu principal negócio, o escoamento e embarque de carvão, a partir de Tete para o Porto de Nacala, e melhorar o potencial do transporte ferroviário de carga geral.
Válida por 30 anos, consta que a nova concessão ferroviária do corredor de norte inicia a 10 de Janeiro.
A extracção de carvão em Tete, pela empresa brasileira Vale, viabilizou a construção da ferrovia de 912 quilómetros, incluindo 200 km que atravessam o território do Maláui, e um terminal portuário de águas profundas em Nacala.