A Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) anunciou, esta terça-feira, ter alcançado uma produção total de 14 656 GWh no ano passado, uma cifra que supera em 7,3% a produção registada em 2018, que foi de 13 659 GWh.
No entanto, o comunicado da maior produtora de energia eléctrica no país esclarece que a empresa não alcançou a meta definida, a produção de 14 809 GWh, devido aos “efeitos nefastos causados pelo ciclone Idai sobre as linhas de transporte de energia”.
“Para o ano de 2020, de acordo com os índices de armazenamento e as tendências de afluência de água na albufeira de Cahora Bassa, conjugadas com as previsões meteorológicas sobre a bacia do Zambeze e a disponibilidade dos equipamentos de geração, conversão e transporte de energia, a meta de produção está fixada em 14 938 GWh”, diz o documento.
“Para o ano de 2020 a meta de produção está fixada em 14 938 GWh”
A HCB garante ainda que vai continuar a implementar o seu plano de modernização do parque electro-produtor e dos processos de operação e manutenção, com o objectivo de melhorar os índices de fiabilidade de energia e disponibilidade de equipamento.