O Absa Group Limited (AGL) anunciou, esta segunda-feira, a nomeação de Aaron Daniel Mminele como o novo Presidente da Comissão Executiva do Grupo Absa, a partir de 15 de Janeiro de 2020. Mminele vai substituir René van Wyk, que lidera o Banco interinamente, desde a reforma de Maria Ramos, em Fevereiro do ano passado.
“Estou muito satisfeito por me juntar ao Grupo Absa. Estou ansioso para fazer parte e liderar a emocionante jornada na qual o Absa embarcou para se posicionar como um Grupo Africano de serviços financeiros com raízes profundas em todo o Continente e com um alcance global”, disse Mminele.
Van Wyk vai deixar o cargo de CEO a 14 de Janeiro de 2020
“Estamos muito satisfeitos pelo facto do Daniel se ter juntado à família Absa. Ele traz consigo um profundo conhecimento do sector financeiro Sul-Africano e Internacional”, disse Wendy Lucas-Bull, Presidente do Conselho de Administração do Grupo Absa.
“As suas competências únicas e uma perspectiva global fazem dele o líder ideal para impulsionar o foco do nosso Banco no crescimento a longo prazo suportado por uma forte agenda digital em todos os mercados em que operamos”, destacou.
O Absa lançou a sua estratégia em Março de 2018, focada em recuperar cota de mercado nos principais sectores de negócio e segmentos. De seguida, reconfigurou o seu modelo operacional e efectuou algumas alterações à sua Comissão Executiva para preparar o Banco para a implementação da estratégia.
“Em relação ao seu ponto de partida, o Daniel vai avaliar o estado de implementação da estratégia e que papel poderá assumir no fortalecimento da capacidade da equipa para dar continuidade a esta jornada. Como líder, ele vai fazer a sua própria avaliação do que é necessário, mas tem total mandato como CEO do Grupo para liderar esta organização” afirmou Lucas-Bull.
Mminele passou mais de 20 anos no Banco Central da África do Sul (SARB), tornando-se Vice-Governador e membro de comités importantes, como o Comité de Política Monetária e o de Estabilidade Financeira. As suas outras principais responsabilidades no SARB incluíam Mercados Financeiros e Relações Económicas Internacionais e Políticas.
Representou ainda a África do Sul em vários fóruns internacionais, como o G20, BRICS e o Fundo Monetário Internacional. Também participou regularmente nos roadshows de investidores internacionais do Tesouro Nacional para promover a África do Sul.
Antes de assumir funções no SARB, Mminele trabalhou como bancário. Após concluir o Diploma em Banca na Sparkasse Paderborn na Alemanha em 1987, trabalhou oito anos no Westdeutsche Landesbank Girozentrale em Düsseldorf e Londres, onde assumiu vários cargos. Continuou os seus estudos durante a sua estadia no Reino Unido e obteve vários certificados do Chartered Institute of Bankers.
Mminele regressou a África do Sul em 1995, tendo depois passado cerca de dois anos no Commerzbank, a trabalhar como gerente de relações com clientes em Banca Corporativa, e mais dois anos no African Merchant Bank, como especialista em projectos e finanças estruturadas, em Joanesburgo.
“Estamos realmente ansiosos pelo início de funções do Daniel no Grupo Absa e pela sua liderança na condução da nossa estratégia e na orientação desta organização rumo ao futuro”, disse Lucas-Bull.
O Absa lançou a sua estratégia focada em recuperar cota de mercado nos principais sectores de negócio e segmentos de mercado
“Também estamos gratos pelo trabalho que o René fez, especialmente na supervisão do progresso que fizemos na nossa separação do Barclays PLC e os principais marcos que alcançamos em 2019”, acrescentou.
Van Wyk vai deixar o cargo de CEO a 14 de Janeiro de 2020, mas vai permanecer no Grupo como Director Executivo para passagem de pastas, até 31 de Janeiro de 2020 sendo que dentro de seis meses ele vai ir juntar-se novamente ao Conselho de Administração do Grupo e do Banco como Director não Executivo.