O Governo, a Confederação das Associações Económicas – CTA e a Organização dos Trabalhadores Moçambicanos vão discutir o salário mínimo dos funcionários públicos entre Fevereiro e Março.
A CTA já começou a convidar os representantes dos oito sectores que serão alvo das discussões para inscreverem-se. A inscrição deverá ser feita até 08 de Fevereiro próximo através dos endereços electrónicos da confederação.
Em 2019, o aumento variou entre 5 e 12%, e o aumento mais baixo foi de 212 meticais
O aumento salarial fixado em 2019 foi o mais baixo de sempre, tendo superado o recorde do ano anterior, que também tinha sido o pior aumento até então.
Em 2018 o aumento foi entre 6 e 18,67%, sendo que o aumento, para o salário mais baixo, era de 260 meticais. Já em 2019, o aumento variou entre 5 e 12%, sendo que o aumento mais baixo foi de 212 meticais.
Na época, o Governo justificou que aumento reduzido visava salvaguardar a manutenção dos postos de trabalho, a eventual criação de outros postos de trabalho e a necessidade de não sufocar o patronato, explicando que para um moçambicano que recebe salário mínimo ter uma cesta básica de um mês teria de ter, pelo menos, cinco salários mínimos.