Para o efeito, o Regulador alocou, gratuitamente, o espectro à operadora por um período de dois anos.
A operadora de telefonia móvel Vodacom acaba de testar com sucesso a tecnologia 5G no País, tendo já efectuado uma chamada de dados através desta rede. Para a realização do ensaio o regulador alocou, gratuitamente, por um período de dois anos, à Vodacom, o espectro que garante o uso da tecnologia 5G em Moçambique. O 5G é uma rede virada essencialmente à conexão de dados, em altíssimas velocidades.
A tecnologia 5G oferece uma banda móvel com conexões de internet com uma velocidade ultra-rápida e uma excelente experiência de utilização de dados e voz
Com esta acção, a Vodacom torna-se na primeira operadora de comunicação móvel no país a usar a Rede 5G e reafirma o seu posicionamento como empresa focada na inovação e, acima de tudo, em proporcionar uma experiência cada vez melhor aos seus clientes. Este avanço surge depois do lançamento da rede 4.5G, em Março de 2019.
Além da melhoria na velocidade, espera-se que a rede 5G gere um ecossistema massivo para a Internet das Coisas (IoT), no qual as redes possam atender às necessidades de comunicação de bilhões de dispositivos conectados, com um equilíbrio justo entre velocidade, latência e custo.Para a realização desta acção tecnológica a Vodacom conta com o apoio da Nokia.
Numa primeira fase, e com os recursos espectrais disponíveis, a velocidade alcançada com a rede 5G estará acima dos 400Mbps, portanto, quatro vezes acima da actual velocidade na tecnologia 4G.
A tecnologia 5G ainda não está comercialmente activa, entretanto, a Vodacom vai iniciar a sua expansão a partir de 2020.