O presidente do Conselho de Administração da Nyiky Group, Pedro Chamba, disse, esta segunda-feira, que a construção da central de energia eléctrica de 20 megawatt no Município da Macia, na província de Gaza, vai iniciar em Junho de 2020.
“O projecto encontra-se na fase de desenvolvimento, que inclui os estudos de viabilidade técnica e financeira, e angariou, junto de parceiros, pouco mais de 43 milhões de dólares”, revelou o responsável pelo empreendimento.
As obras do projecto, no qual já se faz o estudo ambiental, têm como objectivo a diversificação de fontes para a produção de energia eléctrica e electrificação do país com energias renováveis e aumentar o número da população com acesso à energia.
A infraestrutura vai ocupar uma área de 40 hectares
A fase que se segue vai ser a assinatura de contratos, com enfoque para a componente financeira e arranque das obras, numa área de 40 hectares de terra, e num projecto que se espera que sirva de modelo-piloto, na medida em que a gestão estará na responsabilidade de um privado.
Estima-se que 32% de pessoas tenham acesso à rede eléctrica no país com cerca de 28 milhões de habitantes, segundo o último censo populacional (2017).