O Presidente do Conselho de Administração do Instituto Nacional de Petróleos (INP), Carlos Zacarias, garantiu, ontem (quinta-feira), que a Empresa Nacional de Hidrocarbonetos e seu parceiro da Indonésia vão realizar o primeiro furo de pesquisa de gás e petróleo no distrito de Búzi, na província de Sofala, até finais deste ano.
Segundo Carlos Zacarias, na década de 60 já tinha sido realizada uma primeira tentativa de pesquisa de reservas de hidrocarbonetos na região do Búzi, que estão entre as maiores do país.
O INP destaca os avanços alcançados nos projectos de Gás Natural Liquefeito na bacia do Rovuma, em Cabo Delgado, em particular no bloco Área 1.
No primeiro semestre do próximo ano vai ser lançado o sexto concurso para a pesquisa de hidrocarbonetos
O sexto concurso internacional para prospecção e pesquisa de hidrocarbonetos no país está previsto para o primeiro semestre do próximo ano.
Por outro lado, Zacarias revelou que o processo sobre a auditoria forense aos custos de operação declarados pelas petrolíferas nas operações nas áreas 1 e 4 da bacia de Rovuma, por suspeitas de sonegação de impostos, já foi concluído.