A gestora de clientes do África-China Banking do Standard Bank Moçambique, Tanuja Viriato, disse, recentemente, em Maputo, que o novo serviço Agente África-China pretende auxiliar os empresários nacionais a estabelecerem contactos e comunicarem com fornecedores e vendedores chineses, bem como gerir o processo de importação de bens e serviços.
Viriato acrescentou que, para a introdução do serviço ,o banco conta com uma parceria de Banco Industrial e Comercial da China, que vai garantir as transacções através de uma carta de crédito emitida pelo Standard Bank.
A carta procura dar tempo suficiente aos importadores para receberem e venderem as mercadorias antes de realizarem os pagamentos
“Com este serviço, pretendemos eliminar todas as barreiras que os nossos clientes e empresários enfrentam actualmente”, disse.
No acto de lançamento da plataforma, o conselheiro Económico e Comercial da Embaixada da República Popular da China, Liu Xiaoguang, referiu que as relações comerciais entre os dois países são muito boas e proveitosas, e acrescentou que com este novo serviço o Standard Bank está a apoiar as empresas chinesas e moçambicanas a realizarem os seus negócios, abrindo, desde modo, um mundo de possibilidades para as entidades que importam bens e serviços da China.
O diplomata considerou que a nova plataforma constitui uma oportunidade para as empresas importarem, com maior segurança e qualidade, bens produzidos na China, país cuja relação comercial com Moçambique ultrapassou mais de dois mil milhões de dólares, neste ano.