O Instituto Nacional de Estatística (INE) anunciou, esta quarta-feira (4), que o Indicador de Clima Económico (ICE) recuou pela quarta vez consecutiva no mês de Outubro, por conta do cenário desfavorável motivado pela baixa das expectativas de emprego.
“A confiança dos agentes económicos na economia moçambicana, expressa pelo Indicador do Clima Económico (ICE), registou uma diminuição ligeira em Outubro, facto que acontece pelo quarto mês consecutivo”, lê-se no boletim mensal sobre Indicadores de Confiança e de Clima Económico do INE.
Esta conjuntura desfavorável deveu-se à deterioração das expectativas de emprego e da procura, que ocorre há dois meses
O indicador fixou-se em 92,5 pontos, depois de registar 93,5 pontos em Setembro, 96,7 (Agosto), 97,9 (Julho) e 99,3 (Junho).
Por sector “a baixa confiança dos empresários, em Outubro, deveu-se à apreciação negativa da confiança nas actividades de transportes, de construção e da produção industrial, suplantando assim a avaliação positiva registada nas actividades de outros serviços não financeiros e de alojamento incluindo a restauração e de comércio”, acrescenta.
Os Indicadores de Confiança e de Clima Económico constituem uma publicação mensal sobre a conjuntura económica de Moçambique, compilada com base num inquérito de conjuntura realizado também todos os meses pelo INE às empresas do sector não financeiro.
A baixa confiança dos empresários deveu-se à apreciação negativa nas actividades de transportes, de construção e da produção industrial
“O estudo expressa a opinião de agentes económicos acerca da evolução e perspectiva da sua actividade, particularmente sobre emprego, procura, encomendas, preços, produção, vendas e limitações de actividade”, explica o INE moçambicano.