A agência de notação financeira, Fitch, voltou deixar boa nota sobre as perspectivas económicas de Moçambique, sendo que, depois de subir a classificação no rating, avalia positivamente a redução da dívida pública.
Esta é segunda vez, em duas semanas, que a Fitch faz considerações sobre a economia do país.
“Moçambique vai tentar um acordo sobre os valores em dívida por parte das empresas públicas, no seguimento da conclusão de uma reestruturação dos títulos de dívida soberana”, antevê a agência.
Um novo programa com o Fundo Monetário Internacional seria um factor determinante para aliviar as dificuldades no acesso ao financiamento externo
Os analistas da Fitch consideram que o peso da dívida pública no Produto Interno Bruto (PIB) vai reduzir, estimando que, no próximo ano, o rácio dívida pública-PIB vai descer dos actuais 101% para 93,9%. Enquanto isso, o crescimento económico vai registar uma ligeira aceleração para 5%.
Por outro lado, a agência refere que, actualmente, um novo programa com o Fundo Monetário Internacional seria um factor determinante para aliviar as dificuldades no acesso ao financiamento externo, contudo, o elevado peso da dívida pública ainda dificulta o entendimento.
Mais ainda, a Fitch alerta para o impacto que a instabilidade interna, provocado pelos ataques armados em Cabo Delgado e no centro do país, podem ter para a economia.