A Galp inaugurou, esta terça-feira, mais uma estação de serviço em Moçambique, prosseguindo o esforço de expansão da rede que a levará a ultrapassar os 70 postos no final do próximo ano, reforçando o compromisso com a modernização da infra-estrutura energética do país.
O novo posto, designado Galp Matola Gare, fica localizado no bairro da Machava, na cidade da Matola. De acordo com um comunicado, a cerimónia de inauguração contou com as presenças do Director Nacional de Hidrocarbonetos e Combustíveis, Moisés Paulino João, de representantes de diversos stakeholders e parceiros institucionais, e ainda de Paulo Varela e Francisco Ferreira, o CEO e o COO da Galp Moçambique, respectivamente.
A petrolífera portuguesa vai duplicar, já no próximo ano, a capacidade de armazenagem de gás e de combustíveis líquidos em Moçambique.
“A abertura do posto Matola Gare é mais um exemplo do forte compromisso da Galp com Moçambique, onde prossegue um ambicioso plano de investimento na sua actividade de logística, de armazenagem, distribuição e retalho de combustíveis líquidos e GPL, a nível nacional”, lê-se.
Na nota, salienta-se que a petrolífera portuguesa vai duplicar, já no próximo ano, a capacidade de armazenagem de gás em Moçambique, e aumentar também, de forma significativa, a armazenagem de combustíveis líquidos, com a conclusão dos trabalhos de construção dos novos Parques Logísticos da Matola e da Beira.
“Esta aposta da empresa, em parceria, representa um investimento de 138,7 milhões de USD e irá contribuir para uma maior segurança e fiabilidade no abastecimento de GPL e combustíveis líquidos em Moçambique”, explica documento.
A nota aponta ainda que com esses investimentos, que deverão estar concluídos no final de 2020, a Galp vai passar a contar com quatro parques logísticos em Moçambique.
A empresa gera actualmente 120 postos de trabalho directos e cerca de 2 mil indirectos, números que deverão aumentar em 2020, para os 150 e 2,500, respectivamente.